Era uma vez: a jornada de uma heroína

É com o coração quentinho e o frio na barriga de dar o primeiro passo rumo ao desconhecido que apresento a vocês a nova jornada da Valentinas. Chegou a hora de mergulhar mais uma vez!

ERA UMA VEZ: A JORNADA DE UMA HEROÍNA é inspirada nos passos da Jornada da Heroína, de Maureen Murdock, e eu convido você para viver uma experiência incrível de escrita criativa ao contar a sua história a partir do mágico “era uma vez”. 

Narrativas no feminino tem o seu próprio tempo, estrutura e motivação, e é preciso coragem para viver e registrar tudo o que experienciamos.

Somos feitas de histórias, aquelas que vivemos, compartilhamos e ouvimos. Reconhecer a jornada que trilhamos é uma forma de se empoderar de nossa própria história, sair do anonimato, ter voz e lugar neste mundo.

Existe algo de muito forte quando dizemos “eu vivi”, “eu senti”, “eu sou”, por isso aqui na jornada Era uma vez: a jornada de uma heroína, vamos construir o nosso conto pessoal a partir dos ensinamentos do livro A Jornada da Heroína.

O conto pessoal é inspirado em nossa história, transforma em narrativa o que vivemos, sentimos, aprendemos e descobrimos. Em cada encontro, escreveremos uma parte da história e ao fim da jornada você terá um conto completo!

Não tem experiência com escrita criativa ou contos? Fique tranquila! Aqui na Valentinas buscamos a nossa forma autêntica e livre de expressar a escrita, não existe regra, fórmula ou caminho certo. O que importa é estar em movimento e disposta a mergulhar neste imenso — e cheio de tesouros — oceano de si mesma.

Era uma vez…
Agora é com você! Está pronta para começar a escrever a sua história?

Informações importantes

Tudo o que você precisa saber sobre Era Uma Vez: a jornada de uma heroína

Sobre o livro A JORNADA DA HEROÍNA

O livro de Maureen Murdock foi uma descoberta transformadora na minha jornada de escrita criativa para mulheres. Como produtora de conteúdo e professora de construção de narrativas, já estava familiarizada com a jornada do herói, mas só quando comecei a pesquisar sobre as histórias escritas por mulheres sobre mulheres vi que simplesmente algumas peças não encaixavam. Agora percebo que muita coisa foi deixada para trás e o livro A Jornada da Heroína vem juntando esses pedaços e permitindo criar uma nova história para nós, mulheres.

Se você só passar o olho rapidinho pelos passos propostos na jornada de Maureen Murdock vai perceber muita semelhança com sua história de vida: um término de relacionamento, a saída de um trabalho ou até com a sua vida toda até aqui.

Penso que isso é o que torna esse livro tão especial. Sua pesquisa e profundos estudos de casos para criar uma jornada que faz parte de quem somos, independente da localização, família ou experiências de vida.

O patriarcado causou, e ainda causa, feridas profundas no feminino e estamos em um constante estado de sobrevivência. Os passos propostos na Jornada da Heroína nos ajudam a reunir esses fragmentos, curar as feridas, aprender com a experiência e fortalecer de forma significativa a nossa vida criativa.

Sobre mim

Oii, sou a Joy Bandeira e a criadora da Valentinas!

Uma jornalista e escritora apaixonada por escrever e ler boas histórias! Eu ministro os cursos, jornadas e oficinas de escrita criativa para mulheres que acontecem aqui na Somos Valentinas. Também sou mentora de projetos especiais para mulheres que querem transformar sua escrita em livros, e-books e todas as infinitas possibilidades.

Sou uma arteterapeuta em formação e acredito na arte como cura e caminho para o autoconhecimento. A escrita é uma forma de expressão artística e sempre busco novas formas de fortalecer nossa energia criativa e tirar ideias do papel. 

Sou apaixonada pelas narrativas no feminino e como elas são importantes para contar a história de nós, mulheres. O ato de escrever nos conecta com nossas ancestrais e com a nossa própria história. 

A escrita criativa, aqui na Somos Valentinas, são processos que ajudam a contar nossa história ao mesmo tempo que atuam no caminho de autoconhecimento, cura e expressão. Um mergulho profundo, uma escrita de alma!

Pronta para começar a nossa jornada?

Início: 21 de fevereiro de 2024

Tire suas dúvidas

Era Uma Vez: a jornada de uma heroína é a nova jornada da Valentinas. Uma experiência incrível de escrita inspirada nos passos do livro A Jornada da Heroína, de Maureen Murdock. A partir da metodologia de escrita feminina exclusiva da Valentinas vamos escrever nosso conto pessoal e contar a nossa história.

São 12 encontros em frequência quinzenal – Sempre online e ao vivo via Zoom.

Você também receberá um kit exclusivo de escrita e materiais extras sobre a jornada.

Encontros quinzenais, sempre online e ao vivo. Confira o cronograma de encontros das duas turmas:

Turma 01: nas quartas, das 19h30 às 21h30:

  • 1º encontro: 10/05/23
  • 2º encontro: 24/05/23
  • 3º encontro: 14/06/23
  • 4º encontro: 28/06/23
  • 5º encontro: 12/07/23
  • 6º encontro: 26/07/23
  • 7º encontro: 09/08/23
  • 8º encontro: 23/08/23
  • 9º encontro: 13/09/23
  • 10º encontro: 27/09/23
  • 11º encontro: 18/10/23
  • 12º encontro: 08/11/23 (leitura dos contos)

Turma 02: nas quintas, das 8h às 10h:

  • 1º encontro: 11/05/23
  • 2º encontro: 25/05/23
  • 3º encontro: 15/06/23
  • 4º encontro: 29/06/23
  • 5º encontro: 13/07/23
  • 6º encontro: 27/07/23
  • 7º encontro: 10/08/23
  • 8º encontro: 24/08/23
  • 9º encontro: 14/09/23
  • 10º encontro: 28/09/23
  • 11º encontro: 19/10/23
  • 12º encontro: 09/11/23 (leitura dos contos)

Todas as mulheres que estão em busca de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e resgate de sua intuição, criatividade e história.

Escrever o seu conto pessoal é um mergulho profundo em sua própria história e uma forma significativa e transformadora de alimentar a sua criatividade. 

Não! Trabalhamos com uma escrita criativa, livre e autêntica, em que todas podem participar, escrever e expressar sua história.

Não! Em cada encontro falaremos sobre o capítulo e etapa da jornada.

Você também receberá alguns exercícios para te ajudar na elaboração da sua história em cada um dos encontros. 

– Uma experiência terapêutica de autoconhecimento;
– Conexão profunda com o fluxo criativo facilitando o desenvolvimento de ideias e da escrita;
– Experiência coletiva entre mulheres com uma troca única de experiências;
– Um momento de amor e autocuidado com você mesma.

Você também poderá transformar seu conto em um livro e publicar. A gente te ajuda 🙂

“Tudo é possível para as mulheres quando encontramos nossa voz, honramos nossa identidade, batalhamos juntas por um objetivo comum e permanecemos de braços abertos aos céus, como a antiga deusa mãe, numa postura de orgulho e reconhecimento da sacralidade do feminino.”

– Maureen Murdock