Somos Valentinas: Histórias de mulheres, lobas, deusas e heroínas
“Estas histórias nasceram para serem apreciadas, como um bom vinho, um abraço de mãe, um sol na manhã de inverno, uma comidinha de vó. Elas aquecem nossos corações, emocionam, proporcionam um turbilhão de sentimentos, nos fazem recalcular a rota.”
Sobre nossa antologia
Somos Valentinas: histórias de mulheres, lobas, deusas e heroínas é o primeiro volume de um livro muito especial. Em 25 de maio de 2019, numa manhã fria de sábado em Maringá (PR), aconteceu a primeira oficina de escrita criativa para mulheres da Somos Valentinas.
Naquele encontro, ao redor de uma mesa aquecida pelo café, pela escuta e pela palavra, algo se acendeu — e, desde então, as mulheres nunca mais deixaram de escrever. Esta antologia reúne textos de 45 mulheres que participam dos cursos, oficinas e jornadas da Somos Valentinas. Inspiradas por Virginia Woolf, construímos “um teto todo nosso” para redescobrir o prazer que existe no escrever. O livro celebra a potência que emerge quando uma mulher encontra sua escrita criativa e selvagem — e o prazer profundo de narrar a própria história.
JOY BANDEIRA
Organização
Criadora da Somos Valentinas e organizadora da antologia Somos Valentinas: histórias de mulheres, lobas, deusas e heroínas.
Sou escritora, professora de escrita criativa e arteterapeuta, apaixonada por escrever e ler boas histórias! Criei o método Escrita Criativa e Selvagem e conduzo oficinas, cursos e jornadas de escrita criativa para mulheres na Somos Valentinas, um ateliê de histórias no feminino.
Acredito na arte e na escrita como caminhos para o autoconhecimento e estou sempre em busca de novas formas de fortalecer nossa energia criativa e tirar ideias do papel. Sou fascinada pelas narrativas no feminino e pela maneira como elas nos ajudam a contar a história de nós, mulheres. O ato de escrever nos conecta com nosso mundo interno, nossa força, nossa ancestralidade e nossa própria história.
Um dia, sonhei em ter uma estante de livros com obras de todas as mulheres que passaram pela Somos Valentinas. E olha só… a estante se transformou nesta antologia.
As autoras













































Juliana Lima
REVISÃO
Tradutora e revisora nas áreas corporativa, de marketing e de comunicação. É também intérprete de conferências (tradutora simultânea) e docente em cursos de pós-graduação. Formada em Jornalismo, tem experiência de mais de 20 anos na área de comunicação. É mestre e doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Desde 2008, presta serviços de tradução, interpretação, revisão e consultoria linguística para grandes empresas no Brasil e no exterior.
Andréia Carvalho Gavita
Editora Donizela
Poeta, tem sete livros individuais publicados. É coautora em antologias e organizadora de Francisca Viva (Donizela, 2023), livro que reúne a obra da poeta simbolista Francisca Júlia da Silva. É formada em Gestão Ambiental e especializada em EaD (Educação a Distância). Trabalha na Universidade Federal do Paraná desde 1999 e mantém a Editora Donizela desde 2021. Participa dos coletivos Marianas, Vozes Escarlate, Mulherio das Letras Paraná e GREI (grupo de editoras independentes).
“Desde que vocês escrevam o que desejarem escrever, isso é tudo o que importa; e se vai importar por séculos ou apenas horas, ninguém pode dizer. Mas sacrificar um fio de cabelo de suas opiniões, uma só nuança de sua cor, em deferência a algum Diretor com um vaso de prata na mão ou a algum professor com uma régua escondida na manga, é a mais abjeta das traições, e, comparado a ela, o sacrifício da riqueza e da castidade, que se costumava dizer que era a maior das desgraças humanas, é uma simples bagatela.”
– Virginia Woolf, em Um Teto Todo Seu –
