Pois é.
Que loucura hein menina.
Não é que você foi lá, chegou e fez!
Como diz uma amiga: “Maravilhosa, entregou papo sério, chorou e ainda fez piada!”
Falar para mais de 2.000 pessoas (pelo menos foi isso que me falaram), em um evento de encerramento de ano de uma grande empresa na qual trabalho já é fenomenal. Quando essa fala é sobre a representatividade de mulheres na liderança e o que eu acredito como mundo, é melhor ainda.
Faz 6 meses que fui promovida a gerente. Muita coisa teve que ser adequada, muita coisa teve que ser aprendida a toque de caixa. Já teve choro, já teve vela. Teve cansaço, sensação de impotência, pensamento se era aquilo mesmo que eu queria e se eu merecia de fato estar ali.
Mas teve momentos em que eu tive a absoluta certeza de que estou plantando sementes. De que estou construindo um legado.
É difícil ser mulher. Em ambientes que não foram pensados para nós então nem se fala. Mas a sociedade muda! E que bom!
Hoje honro e celebro todas que vieram antes de mim e abriram caminho para que hoje eu pudesse estar no encontro de líderes falando o que falei.
E hoje eu honro e celebro o caminho que eu escolhi e escolho todos os dias: um mundo mais justo e equânime para meninas e mulheres.
Hoje foi meu primeiro encontro de líderes e passou um vídeo meu onde falei do que considero importante, da mudança social que é responsabilidade de quem está na liderança e ainda falei do orgulho que sinto de estar onde estou, trilhando o caminho que eu construí.
Chorei.
No vídeo e na plateia assistindo a ele. Lembrar por onde passamos e o que passamos é reviver muitos sentimentos. E pra mim os maiores deles são felicidade e gratidão. Por mim e também por todos aqueles que de alguma forma acompanharam meu caminhar.
Já falei uma vez e falarei muitas mais. A gente não caminha sozinho. E eu tive a grande sorte de ter encontrado pessoas ímpares pelo meio da jornada.
E também repito: Liderança também é negócio de mulher! É por isso que eu luto, que eu trabalho, que eu escrevo, que eu falo e que ainda gravo vídeo (e peço para editar o choro! Rsrs)
É por mim.
Mas é com, por e para todas!
Juntas somos mais fortes!
E seguimos! Porque já chegamos. E não vamos sair de onde conquistamos!
Carol Figueira é sagitariana com ascendente em Áries, adora uma viagem e um beberico com os amigos. Gosta de bater papo com a mãe, ver memes com o pai e tirar sarro da irmã. É casada com baterista sagitariano com quem compartilha o amor à vida, é mãe da gatinha Cheetara e também de todas as suas ideias, projetos e devaneios. Escrever e viajar nas palavras é um deles.