buque de flores enrolado em um jornal

O processo é o que mais importa

Quando decidi escrever este texto, tinha pouco tempo para fazer isso, ainda assim, estava crente que conseguiria terminar, mas logo em seguida, uma voz sensata me alertou, ”você não vai conseguir terminar de escrever com esse pouco tempo”. Então, resolvi aproveitar a experiência e escrever até onde dava.

Sempre gostei de ser produtiva, mas acredito que a minha ”super produtividade” me impediu de aproveitar o processo com mais leveza e paz na alma, pois, eu gostava de fazer várias atividades só para chegar no fim do dia e ver todos os okays na agenda. Porém, com o passar do tempo, a mudança de cidade, de rotina e as novas experiências de vida, eu percebi que, é melhor se dedicar em menos atividades e colocar mais atenção e cuidado nelas do que fazer várias outras. Além disso, curtir o processo com presença, começar, criar, errar, apagar, refletir, é muito mais enriquecedor. Sem contar que, é aliviante começar o dia tomando um café com calma e iniciar os afazeres sem a ansiedade de chegar no fim dela e de saber qual será a próxima.

Plantar me ajudou a valorizar o processo…

A minha família e eu começamos a fazer a nossa hortinha no terreno do fundo de casa e isso está sendo um baita aprendizado e um teste de paciência para mim, pois antes de começar com a plantação, é preciso limpar o local, preparar à terra, colocar esterco e só assim, começar a plantar e ainda precisamos aguar diariamente para que a verdura cresça. Por isso, passei a aproveitar essa rotina com mais paciência: levanto cedo, jogo água nas minhas mudinhas, me animo com os pequenos avanços e sigo cuidando sem a pressa de chegar o dia de colher.

E se olhar, por outro lado, embora seja clichê, a única certeza que temos é a do hoje, então, por que fazer tudo com pressa e a ansiedade para ver o resultado? Se for para fazer, que seja com presença, carinho e vontade de aperfeiçoar o que ainda está no processo, até porque é nele que colocamos sentido no nosso dia, colecionamos bons momentos e aprendemos com aqueles que não foram tão bons.

Foi curtindo o processo que eu terminei este texto no terceiro dia, parei, pesquisei o sinônimo de tal palavra, tirei dúvidas de português, refleti… e aqui está, pronto e com um aprendizado: é com o meio que devemos nos preocupar. O final sempre chega, mas ele é consequência de um processo vivido com calma, constância e alegria.

1 comment

  1. Romi

    Amei! Mensagem maravilhosa

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.