flor rosa embalada em papel preto

Temos controle sobre as plantas?

Adubação, sol, água e terra fértil, são essenciais para que uma planta cresça e se desenvolva de forma saudável. Mas temos que pensar se ela vai se adaptar com a nossa vida, nossa rotina.

Uma planta em vaso, é produzida por meses em um centro de produção e está lá, em condições favoráveis, boa, digamos até que confortável. Apenas fazendo sua fotossíntese, tranquila.

De repente, ela é vendida, junto com as suas amigas, e é colocada em um caminhão escuro, às vezes refrigerado, às vezes quente e viaja muitos e muitos quilômetros, até o seu comprador. Quando ela chega em seu destino, geralmente em um viveiro, o mesmo tenta fornecer um ambiente mais parecido possível com o que a planta estava.

Coloca ela em luz difusa, fornece água, cuidados, mas a planta sabe, que ela não está no mesmo ambiente. Ela pode se sentir bem, mas não significa que está confortável ali. Ela precisa observar e se ambientar.

Mas antes mesmo da planta entender toda essa mudança, alguém entra nesse viveiro e leva essa planta para casa, muitas vezes, sem saber de onde ela veio e quais as condições que ela precisa na nova casa. Muitas pessoas, quando vão cuidar delas, exageram na rega, colocam ela direto no sol, adubam frequentemente, quase que, à sufocando.

A natureza, muito esperta, começa a dar sinais de que algo está errado. Como folhas amareladas, abortamento de flores e folhas murchando. Ou até, morrendo toda a planta…e aí, não tem mais jeito de recuperar.

Agora pense comigo, e se essa planta fosse você? Quanto tempo você conseguiria perceber que aquela situação, aquele espaço, não é para a sua grandeza?

Sim, somos todas plantas, mas com boletos para pagar.

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.