o que a sua planta precisa

O que a sua planta precisa, para ser feliz?

Imagine a seguinte cena, você chega em casa e vai direto cuidar das suas plantas. Quando chega perto, vê que a sua costela de adão (Monstera deliciosa), está crescendo e com uma folha nova despontando. Sua begônia maculata está linda e radiante, com seu verde escuro e suas pintinhas brancas, quase pintadas à mão. Sua ficus (Ficus lyrata) até parece te dar um oi, de tão vistosa que ela está, com as suas folhas brilhantes. Essa é a felicidade trazida a você, pelas suas plantas! Plantas saudáveis trazem sensações positivas.

E para que isso aconteça, a planta precisa de alguns cuidados, são eles:

Luz solar: esse é o quesito mais importante, mais do que água e adubo. A planta precisa de luz para fazer a sua fotossíntese e assim obter a sua própria “comida”. Para não ter dúvidas se a sua planta está ou não recebendo luz o suficiente, coloque ela próxima à uma janela, com bastante claridade e observe seu comportamento. Nunca coloque uma planta para receber sol direto, sem saber se ela é resistente, pode causar queimaduras e até matar a sua planta.

Água: assim como a quantidade de luz correta, a quantidade de água também é muito importante. A frequência de rega e a quantidade de água em que uma planta vai receber. Para saber quando regar novamente, coloque o dedo na terra para saber se ainda está úmido, se ainda estiver, espere mais alguns dias para regar novamente. O importante sempre é que a água atinja as raízes das plantas, observe como a água passa entre o vaso e se está sendo bem absorvida.

Substrato: é onde as raízes encontram água e nutrientes para o seu crescimento e sustentação da planta. Ele deve ser leve e de boa drenagem, para que não haja compactação no vaso e sufoque as plantas. Algumas plantas gostam que ele fique mais seco, como as suculentas e outras gostam que ele fique mais úmido, como as samambaias. É importante que ele seja rico em matéria orgânica e fértil.

Insetos: antes de levar alguma planta para a sua casa, inspecione bem ela, veja todas as partes, em cima, em baixo, para verificar se não há insetos tanto nas folhas quanto no solo. Observe também as plantas que já moram com você, se caso alguma tiver infestada, deve ser deixada longe dos outros vasos, para que a praga não passe para os vasos saudáveis. Os mais comuns são cochonilhas, pulgões e ácaros. Quando possível, utilize de um método mais orgânico para controla-los, como o óleo de neem.

Fertilizante: é como se fosse um “suplemento” para as plantas. Eles vão repor as necessidades do substrato e da planta, naquele momento. Eles devem ser usados apenas quando a planta estiver já em desenvolvimento e adaptada, tanto no vaso quanto no ambiente. Existem fertilizantes orgânicos, como o bokashi e os minerais, como o NPK. Lembre-se que é melhor errar pela falta, do que pelo excesso, pois pode causar toxicidade e matar a planta.

Aproveite essas dicas e tire um momento do seu dia, para cuidar das plantas e de você mesmo!

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.