Recentemente, eu descobri um tema que chamou muito a minha atenção e, agora, só sei falar disso. Eu não posso encontrar ninguém, que o meu assunto principal é sempre ele: temperamento!
É um caminho sem volta, depois de entender um pouco (o básico do básico), eu fico analisando o boy, a mãe, o pai, a irmã, os amigos só para descobrir o temperamento deles. E se você nunca ouviu falar, não sabe se é de comer ou de passar no cabelo, calma que eu te explico!
Hipócrates foi o primeiro estudioso a criar uma teoria para abordar os temperamentos humanos. E depois disso, eles se tornaram objeto de pesquisa em muitas áreas, principalmente em Filosofia e Psicologia.
O temperamento é uma forma de determinar o comportamento e o modo de ver o mundo de cada indivíduo. É uma marca que todos têm, mas cada um com a sua particularidade. Diferente da personalidade que é construída com as vivências e cada um constrói a sua do seu jeito, o temperamento é um elemento que já nasce com a pessoa.
Sendo assim, a utilidade do temperamento é saber com qual característica viemos ao mundo. E cada um tem o seu elemento (ar, fogo, terra e água) e é possível simbolizar com as estações do ano.
Os 4 temperamentos são:
- Sanguíneo;
- Colérico;
- Melancólico;
- Fleumático;
- Sanguíneo:
O elemento deste temperamento é o ar. Na primavera, os primeiros brotos começam a sair, tudo é para fora, as pessoas saem a rua, se expandem, ou seja, essa estação tem característica da expressão, assim, é simbolicamente relacionada ao sanguíneo. É aquela pessoa comunicativa, que ama estar rodeada de pessoas, é super extrovertida, gosta de ser o centro das atenções (sabe aquela que vai no rolê e todo mundo gosta de conversar com ela? Então!). Além disso, é super acolhedora, espontânea e dificilmente guarda rancor. Porém, por ser totalmente para fora, não foca no seu interior e não gosta de ficar sozinha. E por conta do seu elemento, tende a ser mais desligada, muitas vezes, se esquece do que deveria fazer.
- Colérico
O seu elemento é o fogo (é fogo na roupa, meesmo, digo por experiência própria). Assim como o sanguíneo, o colérico é mais expansivo e extrovertido, mas diferente dele, não consegue se livrar do rancor com facilidade, pode ter acontecido uma briga em 1985, mas com certeza ele se lembrará e ainda contará a história em detalhes! Este temperamento tem relação com o verão e, por conta da sua quentura, a pessoa que possui essa estrutura, tende a ser mais agressiva. Também gosta de ser útil, é determinada, competitiva e super otimista. Além de adorar um desafio e ter espírito de liderança. No entanto, tem dificuldade para expressar os seus sentimentos.
- Melancólico
Quem possui esse temperamento devido ao seu elemento terra, por ser mais pé no chão, passam a sensação de segurança e lida bem com a rotina. E também já é mais introvertido, assim como o outono, que as folhas começam a cair e há um momento de interiorização. Ainda, a pessoa desse temperamento gosta de ordem, assim sofre bastante quando tudo ao seu redor está desorganizado. Tende a ser metódico, organizado e centrado em todas as áreas (não só nas práticas, mas também nas emocionais), talentoso, perfeccionista, analítico e tem gosto pela arte. E por ser muito perfeccionista, pode abandonar suas tarefas por não estar ‘’bom’’ o suficiente ou entregar um ótimo trabalho por conta do seu senso crítico. Entretanto, por ser mais na dele, introspectivo, tem dificuldade para fazer novas amizades.
- Fleumático
O elemento desse temperamento é a água e é simbolizado com o inverno, pois é a estação em que não tem mais brotos das folhas para se mostrar e está tudo fechado devido ao frio, assim, a pessoa desse temperamento é introvertida, mais na dela, pensa muito e está sempre na boa. E devido ao seu elemento, está sempre flutuando, sem saber o que está acontecendo com ela e é indiferente quanto a isso. Normalmente é mais tranquila, serena e paciente. Sempre preza a rotina, o silêncio e dificilmente perde o controle, já que analisa a situação antes de agir. Por isso que a briga pode estar rolando solta e o fleumático está sentado, de boa, processando o que está acontecendo com a sua xícara de café.
Espero ter te ajudado a identificar o temperamento com algumas informações básicas e também ter despertado o seu interesse por este tema que vale a pena ser aprofundado, pois, conhecer o nosso temperamento e o das pessoas que convivem ao nosso lado é fundamental para podermos conversar, entender o seu comportamento e se expressar com mais eficiência. Sem contar que isso causa mais compreensão, empatia e menos confusão.
Sou virginiana, viciada em café, leitora e corredora nas horas vagas, apaixonada por plantinhas, viagens e a escrita.
Formada em Letras e Revisora de Texto.