Onde estavam as mulheres na Grécia Antiga?

Sabemos sobre filósofos como Platão, Aristóteles e Pitágoras. Os escritos, estudos e teorias que eles produziram na Grécia Antiga reverberam até hoje em nossa sociedade. Que atire a primeira pedra quem não ouviu sobre A Caverna de Platão! Reconhecemos a importância dos primeiros pensadores, mas, você já se perguntou: onde estavam as mulheres filósofas?  

Para responder à pergunta é importante olhar para o momento histórico do desenvolvimento da Grécia. Quando mencionamos Grécia Antiga estamos nos referindo ao final do Século VII e início do Século VI antes de Cristo, nesse período a civilização Grega explorava novos territórios. 

Sabendo da expansão Grega, vamos olhar para os pensadores como Platão e Sócrates. Sócrates é conhecido por inaugurar a Filosofia Ocidental e, segundo a pesquisadora Ruth Hagengruber, do Centro de História de Mulheres Filósofas e Cientistas de Paderborn, as professoras de Sócrates foram Diotima e Aspásia, que aparecem também nas citações de Platão. Para Ruth, o contato com essas mulheres está no pensamento de Sócrates que via a filosofia como algo a nascer. 

Platão nos brindou com o ensinamento de que o mundo real é o mundo das ideias e que vivemos no mundo ilusório, no mundo dos sentidos em que as coisas são cópias imperfeitas dos conceitos de nossa mente. As ideias de Platão reverberam nos dias atuais, o conhecimento e a razão são as ferramentas que podem aprimorar nossos sentidos, nos aproximar do mundo das ideias. E, relembramos Platão para mencionar que sua mãe era uma filósofa pitagórica, e como afirma Hagengruber, era conhecida, assim como outras filósofas e pensadores que atravessam ondas, ora são lembradas e outrora esquecidas. 

A escrita e o pensamento elaborados por mulheres sempre existiram, contudo, eles foram alvos da cultura masculina que foi se construindo e resultou como dominante. A história era contada, mas a partir de uma perspectiva única. Gosto de pensar, e relembrar, que todos os homens são filhos de uma mulher. A mulher revela a vida e a vida é poder. A sabedoria das mulheres é ancestral, esteve e estará entre nós. 

Mas então, onde estavam as mulheres filósofas da Grécia Antiga? Elas estavam lá, trouxeram ao mundo os filósofos, lhes transmitiram conhecimentos, mas não contaram suas histórias. Felizmente, estamos em um momento de mudanças. Se olharmos do viés científico, as multidisciplinariedades, o pensamento decolonial e, principalmente, a teoria feminista, vem conquistando o espaço e nos mostrando que as mulheres produzem ciência, sempre produziram e agora estão contando suas próprias histórias. E você mulher, qual história irá contar? 

1 comment

  1. Tati

    As mulheres trazem a vida, trazem conhecimento, trazem amor. Hoje são outros tempos, onde construimos dia dia, espaço para sermos ouvidas. Adooorei! ??

Leave A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.